Dica de 4 exercícios que podem ser feitos em casa para prevenir dores na lombar.
- Deitado em um colchonete ou uma coberta, como na imagem, trazer a coxa na direção da barriga e tentar esticar o joelho com a ponta do pé voltada para a canela.
Manter por 30 segundos e trocar a perna. Repetir por 3x alternadamente. - Na mesma posição do exercício anterior, cruzar uma perna, e com a mão entre as coxas trazer o joelho na direção da barriga. 3 séries de 30 segundos cada perna.
- Também na mesma posição dos outros exercícios, trazer os dois joelhos na direção da barriga e manter por 30 segundos. 3 séries
- De barriga para cima e braços ao longo do corpo levantar o quadril do chão e retornar em seguida, em um movimento de sobe e desce. 3 séries de 15 repetições.
Atenção: esses exercícios não devem ser feitos por pessoas em crise de dor.
Nesse caso, procurar um profissional da saúde.
Lombalgia
90% da população tem ou já teve dores na coluna lombar.
As causas mais frequentes de lombalgia são as hérnias ou protusão do disco, a artrose – que é conhecida como bico de papagaio, ou somente alteração postural, que com o tempo pode gerar as outras duas lesões citadas.
A melhor forma de tratar a lombalgia é prevenindo com hábitos saudáveis, fazendo atividade física regular, mantendo o peso adequado, adotando práticas de boa postura no dia a dia.
Depois que a dor já esta instalada, o melhor a fazer é procurar um especialista.
Na fisioterapia podemos tratar a lombalgia de algumas formas, que variam de acordo com a doença, sintomas, gravidade e particularidades de cada paciente.
A Fisioterapia aquática (hidroterapia) tem se mostrado muito eficaz no tratamento da dor, pelos próprios princípios físicos da água que ajudam a decoaptar/ afastar as articulações e o calor que ajuda na diminuição da dor.
Também é possível tratar com fisioterapia convencional, que inclui eletroterapia, mobilizações, alongamentos e fortalecimentos, RPG, pilates e acupuntura.
Na próxima publicação vou tentar ensinar alguns exercícios que podem ser feitos em casa, para ajudar a prevenir e melhorar as dores na lombar.